O propósito do Projeto CpE no Espaço Escolar é construir a ponte entre a escola e os laboratórios de pesquisa. Em outras palavras, é trazer de forma resumida e simples o conhecimento científico sobre como os alunos aprendem, e conectar esse conhecimento científico com possíveis novas práticas na escola. Nossa meta é propor aplicações práticas da Ciência da Aprendizagem e, especialmente, queremos promover experimentos em escolas e ambientes escolares para testar hipóteses pedagógicas.

Dessa forma, este projeto é destinado a professores, professores em formação e a todos profissionais na educação interessados no conhecimento científico de como aprendemos.

Um aspecto desse Projeto tem a ver com comunicação. A Rede CpE possui uma riqueza de conteúdos muito valiosa que poderiam contribuir para a melhora da educação brasileira. No entanto, esses saberes ficam muitas vezes desperdiçados por falta de acesso do nosso público-alvo (educadores e gestores públicos de educação) às postagens no site e nas redes sociais. O Projeto CpE no Espaço Escolar busca, então, suprir essa carência de comunicação da Rede com esse público especificamente.

Portanto, pretende-se gerar conteúdo em linguagem menos acadêmica e mais contextualizada para a realidade do professor. Além disso, a ideia é criar um espaço para promover as ideias e conteúdos gerados pelos próprios professores: em termos de linguagem, nada mais próximo do publico que replicar o que foi escrito por ele próprio. Nos aproximando de profissionais do corpo escolar, podemos estimular que compartilhem suas experiências e usar esses conteúdos gerados por eles próprios dentro do plano de comunicação da Rede.

Para que tudo isso seja possível, em primeiro lugar é preciso ouvir as necessidades da escola em relação à ciência da aprendizagem. Com essa finalidade, em 2022 realizamos uma pesquisa online “Como a ciência para educação pode ajudar, educador/educadora”, que foi extremamente informativa. Em 2023, divulgaremos um relatório completo com esses resultados e iniciaremos a produção de conteúdos que contemples os achados da pesquisa. A partir desse levantamento, desenvolveremos essas ferramentas que conectem o conhecimento científico com possíveis novas práticas na escola.

 

Sobre o Autor

Avatar photo

Vanessa Brasil é mestra em Comunicação e doutora em Divulgação Científica.